A perícia grafoscopica é realizada pelo perito grafotécnico. Ele é capaz de analisar as diversas características da escrita e determinar sua autenticidade de forma profissional e objetiva. Quando iniciamos nosso aprendizado de escrita, somos exercitados para reproduzir uma mesma forma caligráfica sempre. E é este padrão de escrita que pode ser identificado na perícia.
Perícia Grafotécnica
A perícia grafotécnica (ou perícia de assinatura, como é conhecida) é um procedimento técnico, com base na ciência da Grafoscopia ou Grafotécnica, capaz de identificar a autoria de uma escrita.
A perícia grafotécnica é possível porque conforme o primeiro princípio fundamental escrito por Edmond Solange Pellat, o pai da Grafoscopia, “A escrita é Individual”, ou seja, ela é resultante de estímulos cerebrais que determinam movimentos e estes criam as formas gráficas. Ou seja, por mais que uma outra pessoa tente imitar uma escrita, com a perícia grafotécnica, é muito simples identificar a falsificação.
A principal aplicação da perícia grafotécnica é na determinação da autenticidade de assinaturas em contratos, cheques, notas promissórias, procurações, etc.
A técnica também é usada para detectar a autoria de cartas anônimas, detectar se um atestado médico foi falsificado, detectar se uma prova de vestibular ou exame foi realmente feito pelo candidato, entre outros.
Precisando de uma Perícia Grafotécnica ?
Faça um orçamento sem compromisso agora mesmo. Escolha entre preencher o formulário de contato clicando aqui ou enviar uma mensagem pelo WhatsApp